EXPOSIÇÃO "MATEMÁTICA VIVA"

 

          

          Na base da exposição "Matemática Viva", esteve um convite dirigido pelo Programa Ciência Viva do Ministério da Ciência e da Tecnologia, à Associação Atractor - Matemática Interactiva, em Março de 2000, visando de alguma forma assinalar o Ano Mundial da Matemática.

 

          Na concepção da Exposição, o Atractor procurou atender ao interesse matemático das questões abordadas, à imagem que o público iria colher sobre a Matemática, ao impacto visual e estético dos módulos, à diversidade de áreas a representar e à necessidade de dar alguma ideia de aplicações da Matemática.

          

 

 

        

 

 

 

          No dia 27 de Novembro de 2002, a minha direcção de turma (10º 2B), juntamente com outras duas turmas da Escola Secundária de Peniche, realizou uma visita de estudo organizada pelo grupo de Matemática. Na parte da manhã assistimos, no Teatro da Trindade,  à peça "Hypotnozes". A parte da tarde, foi dedicada às exposições "Matemática Viva" e "Exploratorium" no Pavilhão do Conhecimento.

 

          O sucesso da "Matemática Viva" tem sido tal que, embora seja uma exposição temporária, o seu encerramento tem sido sucessivamente adiado. Por ter visitado a exposição por quatro vezes (duas visitas de preparação e duas visitas com turmas do Ensino Secundário, em 2000 e em 2002), não quero deixar de aconselhar a todos (alunos, professores e outros!) esta visita interactiva pelo mundo da Matemática. 

 

          Acreditem que vale mesmo a pena! Os módulos são diversificados, abrangendo assim uma área notável da Matemática. É de salientar também a qualidade do apoio prestado pelos "guias", sempre dispostos a esclarecer as nossas dúvidas. O comentário que mais ouvi ao sair da exposição foi que "O tempo passou muito depressa!" e, como todos sabemos, o tempo só passa depressa quando estamos verdadeiramente interessados!...

 

 

          Sobre a visita de estudo, foi pedido aos alunos para elaborarem um pequeno relatório.

 

 

         Consultar o relatório de Ana Isabel Sebastião.

 

         Consultar o relatório de Daniela Chagas.

 

 

 

                

 

 

Algumas ligações interessantes

 

 

 

       Exposição on-line através do Atractor (Módulos, fotografias panorâmicas, ficha técnica, software, visitas de estudo): http://www.fc.up.pt/atractor/matviva/index.htm

 

        Exposição (Pav. do conhecimento): http://new.pavconhecimento.mct.pt/exposicoes/

 

        Pavilhão do Conhecimento: http://www.pavconhecimento.mct.pt/home/

 

 

E, já agora, aproveita a deslocação ao Pavilhão do Conhecimento para visitar o Exploratorium!

 

        Exploratorium: http://www.pavconhecimento.mct.pt/exposicoes/permanentes/

 

 

-   Manuel Marques  2003   -