Qualquer pessoa com a escolaridade obrigatória (até ao 9º ano) estudou matemática durante, no mínimo, 9 anos. É legítimo perguntar "Porquê?".

 

GEOMETRIA FRACTAL

Além da Geometria Euclidiana  existem outras geometrias mais espectaculares em termos gráficos!

M.C. ESCHER

"É esquesito que eu pareça abordar teorias matemáticas, sem que eu próprio as conheça".

ACTIVIDADES

"Imitar o gráfico" é uma actividade experimental com calculadora e CBR (sensor de movimento).

EXPOSIÇÕES

A "Matemática Viva" é uma exposição interactiva (no Pavilhão do Conhecimento) que recomendo!

 

Não podemos esquecer que a matemática não caiu do céu; foi inventada pelo Homem e continua a ser criada todos os dias por homens e mulheres pelo mundo fora. A evolução da matemática acompanha naturalmente a evolução do Homem. A matemática é criada para resolver problemas, permitir avanços tecnológicos, descrever fenómenos da natureza, estudar os hábitos das populações, etc. Também há quem invente matemática simplesmente por gosto, como outros escrevem poemas ou pintam quadros.

 

EXPOSIÇÕES

A exposição "Dias da Matemática" pretendeu dinamizar a matemática na E.S. da Quinta das Flores.

FICHAS

Neste momento, estão cerca de 30 fichas para o 10º ano (Geometria - Funções - Estatística).

LINKS

Para facilitar pesquisas: selecção de sites dedicados à Matemática com a respectiva descrição. 

HUMOR

Aqui está a prova (ou a demonstração) de que é possível contar anedotas com Matemática! 

 

Há duas razões principais para o estudo da matemática na escola. Primeiro, todos precisamos de alguma matemática no nosso dia-a-dia: fazemos contas, usamos a "regra de três simples", o teorema de Pitágoras, e muito mais. Alguns até usam imensa matemática no seu emprego. A segunda razão é que a matemática é uma das melhores ferramentas para desenvolver o pensamento abstracto. Ao lidarmos com figuras geométricas, números e outros símbolos estamos a aumentar a nossa capacidade de raciocínio, conseguimos trabalhar com objectos sem os visualizar, escolhemos a melhor estratégia para resolver um problema como um jogador de futebol escolhe a melhor finta para passar um adversário, etc.

Mesmo aqueles que pensam que não usam matemática esquecem-se que a qualidade do seu pensamento abstracto deve-se, em parte, às aulas de matemática que têm ou que tiveram... 

 

ACTIVIDADES DE D-T

"Orientação Profissional"  foi um colóquio destinado à minha direcção de turma em 2002/2003. 

ACTIVIDADES DE D-T

O tema da Área - Escola da minha direcção de turma em 2001/2002 foi a "Poluição"

 

 

 

-   Manuel Marques  2003   -